Comment

PROSA NA PRAIA 2019

O Prosa na Praia de 2019 já está confirmado!!!

Nos dias 14 a 21 de dezembro estaremos na pousada do Albatroz , em Cabo Frio/RJ, para mais uma edição do PNP! As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Corra para garantir sua presença, lembrando que a vaga só está confirmada mediante o pagamento de  uma das parcelas!  

Formas  e condições para o pagamento

Boleto ou Cartão de Crédito

  • Em até 6x para inscrições confirmadas até 31/07

  • Em até 5x para inscrições confirmadas entre 01/08 e 31/08

  • Em até 4x para inscrições confirmadas entre 01/09 e 30/09

  • Em até 3x para inscrições confirmadas entre 01/10 e 31/10

  • Em até 2x para inscrições confirmadas entre 01/11 e 30/11

  • À vista para inscrições confirmadas em Dezembro

Clique aqui para fazer sua inscrição

Comment

PROSA NA PRAIA 2017 - 2ª Edição

LOCAL: POUSADA DO ALBATROZ - CABO FRIO/RJ | DATAS: 15-22 DE DEZEMBRO 2017

Após um ano cheio de boas conversas em nossos encontros, finalizamos 2017  aprofundando mais sobre o tema do Café com Prosa - 4 RAZÕES. Porém, dessa vez, tendo como pano de fundo a Praia do Foguete em Cabo Frio/RJ. Tivemos um Prosa na Praia marcado por novas amizades, conversas profundas e uma gincana incrível, onde quatro equipes competiram diariamente em jogos que exigiam muita dedicação, tudo isso regado a diversão e alegria.

Aproveitamos os pés na areia e a brisa do mar para avançarmos mais em nossas conversas, utilizando os temas discutidos ao decorrer do 2º semestre de 2017, sendo que os tópicos bullying, mentira, abuso e traição nos deram uma base sólida para irmos ainda mais fundo em nossas prosas. As palestras e discussões desta segunda edição do PNP em 2017 tiveram como guia um pensamento de Christian Piccioloni (ex-líder neonazista). Segundo ele, o homem está sempre procurando preencher três necessidades principais: identidade, comunidade e um senso de propósito.

E você? O que acha dessa afirmação?

Levando em consideração uma das pessoas mais influentes em toda história, o que os relatos da vida de Jesus nos dizem sobre a nossa própria identidade e propósito? Sobre as respostas dessa pergunta, a única coisa que podemos dizer é que foram dias incríveis, compartilhando nossas ideias e pensamentos #semjulgamento !

Ficou entusiasmado? No ano de 2018 tem muito mais Café com Prosa e Prosa na Praia. Vai ficar de fora? Para visualizar as fotos do PNP e saber mais sobre quem nós somos, acesse as nossas redes sociais.

Instagram: @cafecomprosabh

 

PROSA NA PRAIA 2017

LOCAL: POUSADA DO ALBATROZ - CABO FRIO/RJ | DATAS: 24-31 DE JANEIRO 2017

Para quem não sabe, Prosa na Praia (PNP), é uma viagem que fazemos todo ano, cheia de diversão e muita prosa boa, à beira mar. Pra quem perdeu, vai aí uma palhinha do que rolou lá:

DIVERSÃO

Pra começar, todo dia tivemos a difícil situação de decidir o que fazer no tempo livre: Piscina? Vôlei de Praia? Truco? Sinuca? Ping-Pong? Açaí? Nossa, decisões muito intensas pra quem está de férias! Além disso, ainda teve muita risada com a grande gincana. Nome de equipe, confecção de bandeira, grito de guerra, e provas pra lá de engraçadas, fizeram do PNP um excelente lugar para compartilhar experiências boas e descansar a cabeça da rotina.

PROSA

Além de toda diversão, é claro que não perdemos a oportunidade de prosear bastante. Pra quem nos conhece e participa de nossos eventos, sabe que valorizamos bastante a partilha de opiniões sobre temas relevantes. É assim que queremos crescer juntos, à medida que estimulamos a reflexão. Pra isso, todo PNP tem um tema, assim como o Café com Prosa. Vai aí um resumo do que temos conversado:

CETICISMO

Vivemos em uma era em que o ceticismo é um valor. Mas o que é ceticismo? Em linhas gerais, o ceticismo se caracteriza por uma postura de dúvida ou desconfiança a respeito das coisas. Pensando nisso, depois de tantas expectativas frustradas em relação à religião, à política, ao ser humano e a tantas outras coisas, há de se entender porque nos tornamos a geração cética: confiança quebrada gera desconfiança.

Mas será que é possível ser completamente cético? Duvidar de tudo e não confiar em nada? Os que estavam presentes no “Café com Prosa” do semestre passado sabem que, em nossa opinião, “Não, não é possível não confiar em nada”. A pessoa mais cética que existe vai confiar, no mínimo, no próprio ceticismo. Portanto, se por um lado somos a geração cética, e por outro, todo mundo confia em alguma coisa, levantamos a seguinte pergunta: “Cético, em que você confia?”

Além disso, se todos confiamos em alguma coisa, será que estamos realmente confiando em algo confiável? Se confiamos na ciência, por exemplo, seria ela digna de nossa confiança? Ou, se confiamos em nossa própria razão, seria ela de fato confiável, mesmo sendo nós tão falhos? E, se nenhuma das opções parece 100% confiável, porque não considerar Deus como uma opção em quem depositar nossa confiança? Em outras palavras, se todo mundo confia em alguma coisa, porque não confiar em Deus?

JESUS NA ERA DO CETICISMO

Tendo terminado as discussões do último semestre com essa pergunta, propusemos um PNP que daria certa continuidade ao assunto. Porém, pensamos: "Como será que Jesus responderia a essa pergunta? Será que Jesus diria que Deus é confiável? Será que para Jesus o ser humano é confiável? De onde teria surgido todo esse problema de confiança, esse ceticismo? E diante de problema tão grande, qual seria a solução que Jesus proporia?"

Bom, e porque considerar a opinião de Jesus? É consenso que, independente da opinião pessoal de cada um a respeito de sua pessoa, Jesus teve influência e impacto histórico na humanidade. Dividiu a história. E, além disso, ainda fez afirmações extremamente polêmicas a respeito de muitos assuntos que envolvem o ser humano e Deus. Então, porque não parar e dar uma olhada no que ele disse sobre o que temos conversado?

Em contraste com nosso ceticismo, Jesus foi um homem de muitas convicções. Afirmou coisas fortes e absolutas a respeito de Deus, a respeito do ser humano e a respeito do problema gerador de tanto ceticismo. Enquanto temos dúvidas, Jesus tem certezas, enquanto desconfiamos, Jesus confia plenamente. Porque será? É por esse motivo que no PNP falamos sobre “Jesus na era do ceticismo”.

Com certeza, a prosa só começou. Então, se você não foi no PNP, aparece nos próximos “Cafés com Prosa” e vem compartilhar sua opinião!

VALEU A PENA PARTICIPAR?

PEDRO: estudante de Educação Física da UFMG

Com o PNP tive a oportunidade de aprofundar ainda mais meus pensamentos sobre o cristianismo e Jesus, e ainda me senti extremamente confortável de falar, expor minhas idéias e minhas dúvidas sobre o assunto. Acredito que oportunidades como essa, em um lugar onde todos se sintam à vontade, devem ser valorizadas, pois através disso podemos construir amizades, novos conhecimentos e, com isso, crescer tanto pessoalmente quanto espiritualmente.